Qual a melhor época para visitar a Europa

A Europa recebe milhões de turistas todos os anos e muitos deles são brasileiros em busca de conhecer os melhores destinos em terras europeias, como Amsterdã, Roma e Paris, por exemplo.

A maioria dos turistas passa um longo tempo planejando a sonhada viagem ao velho continente, mas muitos acabam em dúvida sobre qual a melhor época do ano para visitar os locais escolhidos.

Essa é uma parte importante de qualquer planejamento de viagem, pois tudo irá depender bastante dos seus objetivos nas férias.

Deseja ver a neve e passar uns dias no frio europeu? Ou de repente você vai para uma praia europeia e deseja uns dias de sol e de calor?

Conhecer a melhor época do ano para ir à Europa é, portanto, uma parte essencial para conseguir realizar uma viagem perfeita de férias.

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre esse importante fator antes de começar a fazer planos para viajar à Europa.

Europa: Qual a melhor época para visitá-la

O verão europeu

O verão é a época de alta temporada na Europa, em que o número de turistas aumenta, os preços sobem mais e o calor está no seu máximo.

Se você não tem problemas com cidades muito cheias, principalmente aquelas mais turísticas, e com a possibilidade de sempre precisar fazer reservas para ir aos restaurantes e atrações, então é uma excelente opção.

O verão europeu costuma ser a época mais indicada para quem vai a locais com muito sol, como as praias espanholas, por exemplo.

Também é interessante para quem vai para cidades tradicionais, como Roma, Paris, Berlim ou Londres, visto que o calor e a falta de chuvas não irão atrapalhar os passeios que foram planejados (mas pode acontecer, é claro).

A época do verão europeu é entre julho e setembro e apesar de para muitos ser a melhor época do ano para conhecer a Europa, para outros é um verdadeiro terror, pois as lotações nas cidades mais badaladas são enormes.

O inverno europeu

Se o verão é a época da alta temporada na Europa, o inverno europeu é de baixa temporada, com poucos turistas visitando o continente, deixando as cidades mais livres e os preços caindo bastante.

É uma excelente opção para quem quer conhecer a Europa gastando menos, com mais calma e ainda curtir o frio do velho continente, com alguns países chegando até a temperaturas negativas.

Caso seu objetivo seja conhecer a neve, não há dúvidas de que o inverno europeu é a época do ano mais indicada para ir à maioria dos países da Europa.

No inverno, as opções de passeios e atrações ao ar livre são menos chamativas, e as que são em locais fechados, como museus, galerias de artes e outros mais costumam ser os indicados.

O inverno europeu costuma ocorrer entre o finalzinho de dezembro, o que é uma boa opção para passar um Natal diferente com neve, até mais ou menos março do ano seguinte.

Outono e Primavera europeu

O outono e a primavera são opções mais amenas e moderadas do clima europeu, portanto, as opções de uma época também servem para a outra.

Por exemplo, os passeios ao ar livre são tanto indicados na primavera quanto no outono, épocas em que nem o frio é tão grande nem o calor tão extremo.

A primavera costuma ser muito buscada por quem deseja ver as flores desabrochando em algumas cidades, como Amsterdã, por isso o período entre final de março e junho é adequado para quem deseja ter essa experiência.

Já o outono é uma época em que as temperaturas são mais amenas, mas não tão frias quanto no inverno, sendo uma ótima opção para quem quer curtir as boas cidades europeias com um clima mais moderado.

Se esse é o seu desejado, entre os meses de setembro até novembro é quando ocorre o outono, sendo ainda uma época de baixo fluxo turístico na Europa.

Conclusão

Depois que você conheceu um pouquinho mais sobre o clima europeu, é possível entender qual a melhor época do ano para viajar de acordo com seus objetivos.

Parece só um detalhe, mas isso é crucial para um planejamento bem elaborado que impeça que o clima atrapalhe seus passeios programados.

Neste texto, você pôde conhecer um pouco sobre cada uma das estações do ano e os meses em que elas ocorrem na Europa, de modo a planejar sua viagem na época certa.

Gostou do artigo de hoje falando de tudo sobre qual a melhor época para visitar a Europa?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Boa Viagem!